Sites de 70 empresas em todo mundo sofreram ataques de hackers nos últimos anos, diz estudo

03/08/2011 - 16h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de 70 instituições foram alvo de ataques por parte de hackers no mundo todo, segundo análise feita pela empresa de segurança de computadores McAfee, que investigou os incidentes. Os hackers tinham como alvos informações sobre dados militares e de sistemas de comunicação.

De acordo com a McAfee, os ataques vêm ocorrendo há anos e tiveram como alvo 72 instituições, entre elas agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Olímpico Internacional.

No Brasil, vários sites oficiais do governo federal e também em alguns estados sofreram invasões. Ao longo deste ano, os endereços, na internet, da Presidência da República, do Ministério dos Esportes, da Receita Federal, da Petrobras e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros, foram alvos dos ataques.

No final de junho, um grupo de hackers, dizendo-se responsável pelos ataques, anunciou o fim das invasões. Foram mais de 50 dias de invasões. Houve denúncias inclusive de invasões aos correios eletrônicos de autoridades federais.


*Com informações da BBC Brasil
 

Edição: Lana Cristina