Mantega minimiza notícia de rebaixamento de nota da economia norte-americana

03/08/2011 - 12h50

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou minimizar os efeitos da notícia de rebaixamento da nota da economia americana pela agência de classificação de risco chinesa Dagong. O ministro disse que a crise está “um pouco maior do que antes”. Segundo Mantega, a situação dos Estados Unidos não seria de rebaixamento já que, do ponto de vista financeiro, a situação continuará sólida.

“Eles deveriam tomar cuidado porque o maior credor dos Estados Unidos é a China. Eles estão rebaixando os títulos que eles possuem”, disse. Para ele, a situação do momento nos Estados Unidos foi um episódio mais político do que econômico.

Um dia após o Senado americano aprovar uma elevação no teto da dívida dos Estados Unidos, o ministro voltou a demonstrar preocupação com a crise que, segundo ele, não acabou. “Os Estados Unidos estão tendo um desempenho econômico um pouco inferior àquele que se esperava. Felizmente, conseguiram aprovar o aumento do endividamento, porém não é satisfatório para resolver o problema da dívida”, disse.

Na avaliação do ministro, não haverá calote. Entretanto, segundo ele, o governo norte-americano não tem condições de fomentar o crescimento da economia. Ele voltou a dizer que a situação deverá se arrastar por anos, tanto nos Estados Unidos quanto na zona do euro, que também enfrenta problemas econômicos, incluindo um grande endividamento de alguns países.

“Nós devemos esperar que essa questão se arraste por alguns anos. Tanto nos Estados Unidos quanto na União Europeia, a perspectiva é uma recuperação demorada e portanto vai prejudicar o mundo todo”, disse.

Edição: Lílian Beraldo