Redução da demanda interna e aumento de importações contribuem para queda da produção industrial

02/08/2011 - 12h41

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A redução da demanda interna e o aumento das importações foram fatores importantes para a queda de 1,6% da produção industrial brasileira em junho deste ano, na comparação com maio. A afirmação é do gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

“Nesse segundo trimestre, há claramente uma redução no ritmo da produção, que acabou se dando de uma forma bem generalizada entre os setores industriais. Seja por conta de um maior ritmo da produção industrial no primeiro trimestre, seja pela maior penetração de produtos importados, seja pela dificuldade de colocação de produtos no mercado internacional, seja pelo encarecimento nas condições de crédito, com o aumento da taxa de juros e a diminuição dos prazos de financiamento”, disse Macedo.

Vinte dos 27 setores pesquisados pelo IBGE tiveram queda na produção na passagem de maio para junho deste ano, com destaque para setores de refino de petróleo e produção de álcool, que apresentou recuo de 8,9% devido a paradas de manutenção em unidades de produção, e veículos automotores, que tiveram redução de 1,4% devido à queda da demanda interna.

Entre os 755 produtos pesquisados pelo IBGE, 30,9% tiveram aumento na produção em junho em relação ao mês anterior, percentual bem inferior aos 73,5% registrados em maio, o que mostra a queda generalizada na produção industrial.

Edição: Juliana Andrade