Dilma acredita que mundo viverá período de tensão econômica mesmo resolvida a questão da dívida americana

02/08/2011 - 15h53

Yara Aquino, Daniel Lima, Luciene Cruz e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Enquanto o Senado norte-americano aprovava a elevação do teto da dívida federal na data limite para que se evitasse um calote dos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff discursava em cerimônia no Palácio do Planalto, na divulgação do Plano Brasil Maior. Na ocasião, ela fez críticas ao impasse que se deu nos últimos dias entre o governo de Barack Obama e o Parlamento, o que levou instabilidade aos mercados mundiais. Na avaliação de Dilma, o mundo ainda viverá um período de tensão econômica, resultado de “insensatez”.

“Isso [a aprovação da elevação do teto da dívida americana] evitará o pior, mas o mundo viverá um grande período de tensão econômica, resultado da insensatez, da incapacidade política e da supremacia de ambições regionais ou corporativas de alguns países sobre as necessidades globais”, disse. Segundo Dilma, o Brasil tem condições de enfrentar uma crise prolongada, mas não pode se declarar imune a seus efeitos. “A insensatez podia ter sido evitada, mas a instabilidade produzida lá fora vai continuar.”

A presidenta lembrou que, em 2008, o Brasil foi o primeiro país a superar a crise financeira mundial e que tem, agora, condições de fazê-lo de novo. “Hoje, mais do que nunca é preciso defender a indústria brasileira e nossos empregos da concorrência desleal e da guerra cambial que reduz nossas exportações e tenta reduzir nosso mercado interno, que construímos com tanto esforço”.

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje (2) o plano bipartidário formulado pelos líderes do Congresso para aprovar o limite do endividamento do país. Na noite de ontem (1º), o projeto havia sido aprovado na Câmara dos Representantes.

Edição: Lana Cristina