Fábrica de solventes que pegou fogo em São Paulo recebe multa de R$ 24,4 mil

01/08/2011 - 17h52

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A fábrica de solventes da empresa Old Flex, que pegou fogo na última sexta-feira (29), foi multada hoje (1º) em R$ 24,4 mil pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Embu das Artes, cidade da Grande São Paulo. A autuação se deu por causa do despejo de substâncias químicas inflamáveis no Córrego Poá e pela destruição da vegetação nos arredores da fábrica.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado (Cetesb) está acompanhando a retirada de cerca de 180 mil litros de líquidos inflamáveis da área do acidente. Segundo a companhia, a operação deve ser concluída até quarta-feira (3). Após o fim do processo, o órgão estadual vai apurar se também irá multar a indústria pelos danos ambientais.

Fiscais da Agência Nacional de Petróleo (ANP) estiveram sábado (30) e hoje (1º) no local do incêndio para averiguar se a fábrica adulterava combustíveis. De acordo com o coordenador de Fiscalização da agência em São Paulo, Alcides Araújo, o orgão notificou a fábrica para que apresente, em 48 horas, todas as notas fiscais das atividades dos últimos seis meses. Com base nisso, a ANP irá apurar se a Old Flex misturava solventes à gasolina e ao álcool antes de revender os combustíveis.

Edição: Vinicius Doria