Avaliação psiquiátrica de autor dos ataques na Noruega será concluída até novembro

29/07/2011 - 13h01

Da Agência Lusa

Brasília - Dois psiquiatras noruegueses serão responsáveis por conduzir a avaliação de Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques ocorridos sexta-feira (22) na Noruega, para determinar se ele é ou não imputável. A informação foi divulgada hoje (29) pela polícia norueguesa.

Os dois especialistas deverão apresentar o relatório até dia 1° de novembro, informou o procurador da polícia, Paal-Fredrik Hjort Kraby, durante uma coletiva de imprensa.

Breivik, que reconheceu a autoria dos ataques que fizeram 76 mortos, está sendo submetido a um segundo interrogatório no quartel-general da polícia de Oslo, indicou Hjort Kraby. Segundo ele, Breivik não será, a princípio, confrontado hoje com informações recolhidas durante a investigação policial.

“Estamos revendo o primeiro interrogatório, que foi bastante longo e resultou em mais de 50 páginas. Queremos saber se ele mantém o que disse e se não haverá contestação. Isso irá ficar para um próximo interrogatório”, disse o procurador, acrescentando que Breivik mantém a atitude fria e distante que assumiu desde que foi detido.

O próximo interrogatório será semana que vem em data ainda não revelada pela polícia.