Ataques na Noruega fizeram 77 mortos segundo nova lista de vítimas divulgada pela polícia

29/07/2011 - 16h32

Da Agência Lusa


Brasília – Os ataques perpetrados na sexta-feira passada (22), na Noruega, fizeram 77 mortos. Nova lista publicada hoje (29) pela polícia indicou que há uma vítima a mais do atirador Anders Behring Breivik, diferentemente do número oficial divulgado até agora pelas autoridades norueguesas.

A polícia norueguesa, que já tinha divulgado ao longo da semana a identidade de 41 vítimas, publicou hoje uma lista atualizada com 36 novos nomes, ou seja, um total de 77 mortos. No total, 69 pessoas morreram no tiroteio na Ilha de Utoya, perto da capital norueguesa, onde decorria um acampamento de jovens do Partido Trabalhista norueguês, e oito morreram na explosão de um carro-bomba que tinha como alvo a sede do governo norueguês, no centro da capital, Oslo.

De acordo com a agência de notícias francesa AFP, o número de vítimas aumentou após a morte de um ferido no início da semana. A morte dessa vítima não foi anunciada publicamente pelas autoridades norueguesas. Perguntada pela AFP, a polícia de Oslo não explicou a diferença diante do balanço oficial, que confirmava a morte, até hoje, de 76 pessoas.

A polícia anunciou ontem (28) ter terminado as buscas de eventuais desaparecidos na Ilha de Utoya. Anders Behring Breivik, de 32 anos, reconheceu na segunda-feira (25), diante do tribunal, a autoria dos dois atentados.