Removidos por causa de obras da Copa no Rio recebem aluguel social em dia, diz secretário

27/07/2011 - 19h20

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, informou hoje (27) que as famílias removidas de suas casas para a construção de obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 estão recebendo aluguel social em dia e indenizações pelos imóveis, muitas vezes em valores superiores aos de mercado.

Ao rebater denúncias do Ministério Público Estadual, que avalia medida judiciais contra a prefeitura com base no relato de moradores removidos, Bittar disse que muitos reclamam por má -fé.  "Ninguém gosta de ser reassentado. A pessoa pergunta: 'Logo a minha casa?' Mas a vida é assim", disse o secretário, sem descartar interesses ideológicos e partidários por trás das críticas.

Bittar também desqualificou o subprocurador responsável por ouvir os moradores, Leonardo Chaves, e, embora tenha reconhecido que  houve problemas na remoção de comunidades da zona oeste, disse que o representante do Ministério Público "está faltando com a verdade". "Uma coisa é as pessoas divergirem; outra coisa é mentir de maneira descarada por conveniência."

O secretário disse que os problemas em Vila Harmonia, Restinga e Recreio 2, na zona oeste, foram resolvidos e informou que criou comitês da sociedade para gerenciar as remoções em outras comunidades. "Os problemas, seja de alternativa de moradia ou de indenização foram sanados. Tudo está sendo feito com profundo respeito às pessoas", afirmou.

De acordo com a Secretaria de Habitação. cerca de 2.200 famílias já foram deslocadas de suas casas para dar lugar a obras. Não há um levantamento sobre o número de comunidades que ainda precisarão ser desocupadas porque nem todos os projetos foram finalizados. Entre eles, estão os de vias expressas no entorno dos estádios do Maracanã e do Engenhão, além de corredores ligando a zona norte a zona sul.

No entanto, levantamento do Comitê Social Social da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 estima que cerca de 20 mil pessoas serão removidas por causa das obras das duas competições. Para protestar contra o pagamento de baixas indenizações e violação de direitos durante as remoções, movimentos sociais organizam manifestação para o próximo sábado (30), paralela ao sorteio das eliminatórias para o Mundial de futebol.

Edição: Nádia Franco