Tiroteio deixou 80 mortos em ilha norueguesa, diz polícia

23/07/2011 - 0h53

Da BBC Brasil

 

Brasília - O número de mortos em um tiroteio em uma ilha norueguesa subiu para 80, informou a polícia do país. A tragédia ocorreu quando, segundo relatos, um homem vestido de policial chegou à Ilha de Utoeya, perto de Oslo, e começou a atirar contra jovens que participavam de um acampamento do Partido Trabalhista (do governo). Havia cerca de 600 jovens no encontro. Inicialmente, relatos informavam que o episódio resultara em cerca de dez mortes.

Mas um porta-voz da polícia norueguesa, Anders Frydenberg, confirmou por telefone à BBC que muitos outros corpos foram encontrados. Ele não soube explicar que armamentos o atirador pode ter usado para causar tantas mortes. É o pior ataque ocorrido na Noruega desde a 2ª Guerra Mundial.

O ministro da Justiça, Knut Storberget, disse que o homem detido é de nacionalidade norueguesa. Ele também é suspeito de relação com o atentado a bomba ocorrido em Oslo momentos antes.

O homem foi identificado pela polícia como Anders Behring Breivik, de 32 anos, que, segundo as autoridades, se diz um nacionalista e não tem nenhuma ligação conhecida com grupos islâmicos. A polícia está investigando a casa dele, no oeste de Oslo.