Depois da chuva, o frio volta ao Sul neste fim de semana

22/07/2011 - 17h39

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê redução do volume de chuvas no Sul do país a partir deste fim de semana. No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas dos últimos dias causaram a elevação do nível dos rios e a interdição de 16 rodovias, deixaram sete cidades em situação de emergência e afetaram mais de 77 mil pessoas em todo o estado.

A chegada de uma massa de ar frio e seco deve provocar a diminuição da nebulosidade e a queda de temperatura. Na madrugada de hoje (22) já foram registradas temperaturas negativas em alguns municípios gaúchos. Em Uruguaiana fez -0,8 grau Celsius (ºC), com formação de geada. Em Quaraí, a temperatura chegou a -0,2ºC. O Inmet alerta para a possibilidade de geada também em Santa Catarina amanhã (23).

A previsão para o fim de semana é de céu nublado em quase todas as regiões do país. São esperadas pancadas de chuva isoladas em todo o Norte do Brasil e entre Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte do Paraná. O sol aparece somente no Centro-Oeste. Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal seguem em alerta por causa da baixa umidade relativa do ar.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê a possibilidade de chuvas intensas, até sábado (23), em São Paulo e Mato Grosso do Sul, inclusive na capital Campo Grande. Há ainda uma pequena chance de chover forte no litoral do Ceará e do Piauí.

Edição: Vinicius Doria