Instituições de ensino devem inscrever calouros e formandos para participarem do Enade 2011

18/07/2011 - 19h00

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – De hoje (18) até 19 de agosto, as instituições de ensino superior podem inscrever seus alunos, ingressantes e concluintes, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011. As provas serão aplicadas em 6 de novembro e a participação é obrigatória. O estudante que não fizer o Enade – mesmo que não tenha sido inscrito por erro da instituição – fica impedido de receber o diploma.

Este ano, podem participar do Enade estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também farão as provas os matriculados em cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Até o ano passado, participavam do Enade os alunos que estavam iniciando e concluindo o curso superior – o objetivo era avaliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação. Mas, a partir deste ano, os ingressantes serão dispensados e a avaliação inicial será medida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos estudantes no fim do ensino médio. Ainda assim, as instituições precisam inscrever os ingressantes na prova do Enade. Posteriormente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá divulgar a lista dos dispensados.

A previsão do instituto é que 1,2 milhão de estudantes serão inscritos e cerca de 400 mil farão o exame, que terá quatro horas de duração. Os candidatos responderão 30 questões de componente específico do curso e dez de formação geral. Quem perder a prova terá que esperar a próxima edição do Enade a fim de regularizar a situação para poder receber o diploma.

 

Edição: Aécio Amado