Antes de viajar a Cuba para tratamento, Chávez delega funções a vice

16/07/2011 - 19h33

Da BBC Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, delegou parte de suas funções ao vice-presidente do país, Elias Jaua, horas antes de viajar a Cuba, onde será submetido à segunda fase do tratamento contra o câncer. Esta é a primeira vez, em 12 anos de governo, que Chávez se vê obrigado a delegar parte das funções da Presidência.

Elias Jaua, que esteve à frente do governo durante o primeiro período de ausência de Chávez, terá o poder de dar continuidade à política de expropriações de terras e indústrias, alterar orçamentos ministeriais, nomear ou suspender funcionários públicos e redefinir as diretrizes das comissões presidenciais, caso seja necessário.

O presidente também deu autonomia ao ministro de Economia, Jorge Giordani, para promover mudanças no campo econômico. "Este é o Chávez delegando", disse o presidente, em cadeia nacional de radio e TV.

Chávez anunciou ontem (15) que viajaria a Cuba para dar continuidade ao tratamento, o que inclui sessões de quimioterapia.

Há 12 anos no poder, Chávez foi submetido a uma cirurgia de emergência em Cuba para retirada de um tumor na região pélvica. O governo guarda segredo sobre a gravidade da doença e o local onde o tumor se alojara.

"Vou delegar ao vice-presidente Elias Jaua e ao vice-presidente [da área econômica] Jorge Giordani algumas decisões que até agora me correspondiam, assinaturas, decisões", disse Chávez.