Submarino alemão que afundou na 2ª Guerra Mundial é encontrado na costa catarinense

15/07/2011 - 16h13

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um submarino alemão de prefixo U513, que afundou na costa de Santa Catarina em 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945), foi localizado a 75 metros de profundidade por pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). De acordo com dados preliminares, o submarino foi localizado em uma área próxima a São Francisco do Sul, no litoral norte do estado, por volta das 22 horas de ontem (14). As buscas duraram cerca de dois anos.

As prospecções na região se intensificaram há seis dias, depois de firmado um convênio de cooperação entre o Instituto Kat Schurmann e a Fundação Universidade do Vale do Itajaí. Segundo os pesquisaddores, 11 submarinos alemães afundaram na costa brasileira na 2ª Guerra Mundial.

A Univali informou que vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem trabalhos de pesquisa na região. O objetibvo é buscar dados e informações que levem ao local dos naufrágios. O U513 foi o primeiro submarino localizado até agora.

Edição: Vinicius Doria