Finep quer incentivar área de robótica

14/07/2011 - 18h58

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, deverão aumentar em todos os campos da inovação tecnológica em que o Brasil tem vocação, com ênfase na área de robótica, disse hoje (14) à Agência Brasil o superintendente adjunto de Cooperação da instituição, Hudson Lima Mendonça.

Ele representou o diretor de Inovação da Finep, João de Negri, no seminário promovido pelo Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, que debateu a inovação tecnológica brasileira na indústria de robôs.

Entre 2004 e 2010, a Finep investiu em projetos na área de robótica R$ 47,5 milhões. Segundo Mendonça, um dos desafios neste campo é a exploração de petróleo na camada pré-sal. “No pré-sal, há uma necessidade de automação muito grande, dadas as condições adversas da exploração”. Ele disse que existe a tendência de um aumento de investimentos em automação, puxado pelo pré-sal.

Mendonça destacou que o Brasil possui uma base importante de conhecimento e desenvolvimento em robótica no Ceará e no Rio de Janeiro, cujos projetos poderão servir como referencial para a exploração de outras áreas, caso haja interesse na alocação de recursos.

Segundo Mendonça, a Finep encontra-se em um momento importante de reestruturação, “preparando-se para um crescimento muito grande”. Ele acredita que a nova política industrial vai ajudar a definir as áreas em que a Finep vai atuar preferencialmente. “O que já dá para antecipar, segundo o superintendente, é que a exploração de petróleo deverá ser uma das prioridades”.

Mendonça destacou que os parques industriais e o pré-sal deverão concentrar os projetos de robótica no país, seguidos do agronegócio. “Onde houver espaço para automação, o Brasil tem perspectivas”.

 

Edição: Rivadavia Severo