Esquema de segurança dos Jogos Militares terá 10 mil homens

13/07/2011 - 15h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O esquema de segurança dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados entre os dias 16 e 24 deste mês, prevê a participação de 10 mil homens. Além de militares do Exército, da Marinha e Aeronáutica, estão incluídos no esquema agentes de forças de segurança federais (Polícia Rodoviária Federal), estaduais (Polícia Militar) e municipais (Guarda Municipal).

O comando da operação ficará com a 1ª Divisão do Exército. Segundo a assessoria de imprensa dos Jogos, haverá fechamento de ruas nas cerimônias de abertura e encerramento, no entorno do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

No domingo (17), dia da maratona, algumas vias públicas entre o Recreio dos Bandeirantes e o Flamengo serão fechadas para a realização da prova. Durante os Jogos Militares, delegações e atletas terão preferência para se movimentar nas vias da cidade do Rio de Janeiro. Haverá restrição do espaço aéreo sobre as arenas esportivas durante as competições.

A abertura dos Jogos Mundiais Militares está marcada para as 17h do próximo sábado (16), mas a competição de futebol começa já na sexta-feira (15). Mais de 6 mil pessoas, entre atletas e técnicos, das Forças Armadas de mais de 100 países devem competir em 20 modalidades esportivas.

Edição: Nádia Franco