Após queda de avião em Recife, companhia aérea Noar suspende voos previstos para hoje

13/07/2011 - 13h50

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois da queda de um de seus bimotores em Recife, a companhia aérea Noar suspendeu todos os voos programados para hoje (13). O comunicado divulgado pela empresa, no entanto, não informa quantos foram suspensos. Os passageiros serão atendidos por outras companhias aéreas.

O avião bimotor modelo LET 410 caiu pouco antes das 7h de hoje (13) em um terreno baldio no bairro de Boa Viagem, depois de decolar de Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. As 16 pessoas a bordo – 14 passageiros dois tripulantes – morreram no acidente.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, o piloto informou à torre de controle que estava em situação de emergência e que tentaria um pouso forçado. O bimotor tinha capacidade para 19 passageiros.

Em um comunicado, a companhia lamenta as mortes e informa que está oferecendo transporte, hospedagem e atendimento psicológico aos parentes das vítimas.

Segundo a empresa, as habilitações dos pilotos estavam regulares. A Aeronáutica, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a polícia irão investigar as causas do acidente.

Nove equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas na aeronave e isolar a área onde ocorreu o acidente.

A Noar Linhas Aéreas está em operação há um ano na Região Nordeste, com a oferta de 278 voos semanais para Maceió, Aracaju, João Pessoa, Mossoró, (RN) e Natal. A média de ocupação dos aviões em cada voo é 60%. Em seu site na internet, a companhia informa que o seu capital é exclusivamente privado. Em setembro do ano passado, a empresa, de pequeno porte, fechou parceria com a Gol Linhas Aéreas, e juntas passaram a disponibilizar voos diretos para destinos operados pela Noar. De acordo com a Anac, a empresa tem apenas duas aeronaves.

Edição: Juliana Andrade