ONU reclama de restrições para investigar violações de direitos humanos em território norte-americano

12/07/2011 - 13h56

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Juan Mendez, disse hoje (12) que o governo dos Estados Unidos impôs restrições ao seu trabalho no território norte-americano. Mendez foi incumbido pelas Nações Unidas para verificar as denúncias de tortura, relatos cruéis e degradantes.

"Os Estados Unidos, como líder mundial, é um defensor firme do sistema internacional de direitos humanos. Portanto, suas ações deveriam dar o exemplo garantindo o acesso sem restrições aos detidos”, disse Mendez.

Em um comunicado, Mendez disse que as restrições envolvem o caso soldado Bradley Manning, preso por suposta colaboração com o site WikiLeaks – que vazou material classificado como documentos oficiais. De acordo com ele, o Departamento de Estado norte-americano só permite o contato com o militar, se a conversa for gravada.

Segundo Mendez, as autoridades norte-americanas informam que as condições de detenção de militares, no estado do Kansas, são melhores de onde estava o soldado Manning, em Quantico, na Virginia. "É imperativo falar com Manning em um ambiente expressamente aberto", disse.

Edição: Fernando Fraga