Dilma: país precisa de “política agressiva” para expandir aviação regional

12/07/2011 - 14h38

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (12) que será necessário oferecer subsídios para desenvolver a aviação regional no país. Segundo Dilma, o Brasil precisa de uma “política agressiva” para expandir o setor e melhorar a situação dos aeroportos regionais. Para isso, será necessária também uma política diferente de tarifação.

O Brasil precisa de uma política de subsídio cruzado no que se refere à aviação regional. A aviação regional não pode ser tratada [nos aeroportos regionais], por exemplo, como [é tratada] no aeroporto de São Paulo. Ela não vai dar o mesmo rendimento que o aeroporto de São Paulo. Então, para atrair uma empresa de aviação regional temos que ter uma política específica para essa empresa”, disse.

A presidenta explicou que primeiro o governo federal está resolvendo “gargalos violentos” que a estrutura aeroportuária brasileira tem atualmente, mas até o final do ano deverá ter uma proposta de aviação civil regional para ao país.

Agora, não é possível pensar que iremos manter a mesma estrutura nessa proposta. É preciso ter alguns voos para garantir o direito [do cidadão] de ir e vir de avião. Mas, sem dúvidas, será preciso ter subsídio. Não há como sustentar a aviação regional, e isso é uma experiência internacional, sem subsídio”.

As declarações foram feita em entrevista a rádios na cidade de Francisco Beltrão (PR), onde a presidenta lança o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012.

Edição: Talita Cavalcante