Senador Blairo Maggi esclarece declarações do ex-diretor do Dnit, seu afilhado político

11/07/2011 - 20h51

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O senador Blairo Maggi (PR-MT) procurou hoje (11) esclarecer declarações recentes do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, de que ele agiu “cumprindo ordens”. Pagot é afilhado do político do parlamentar.

“No caso específico do Dnit, cumprir ordens é porque não é um órgão que formula políticas. É um órgão executor. Ele apenas executa as deliberações do Ministério dos Transportes para obras e como elas devem ser feitas”, disse Maggi.

Pagot confirmou que comparecerá amanhã (12) ao Senado para falar sobre as acusações que o envolvem em um esquema de fraude e favorecimento em licitações de obras coordenadas pelo órgão que dirigia.

Maggi disse também que já comunicou à presidenta Dilma Rousseff que não aceita assumir o Ministério dos Transportes. A pasta está sendo comandada interinamente por Paulo Sérgio Passos, desde que o ex-ministro Alfredo Nascimento deixou o cargo por causa das denúncias que atingem Pagot.

“Tenho razões pessoais e empresariais para isso”, assinalou Maggi. “Tenho uma empresa de navegação que tem sempre se relacionado e é obrigada a se relacionar com o Ministério dos Transportes, porque é assim que a legislação exige e é assim que é feito.”

A audiência com Pagot está marcada para amanhã de manhã. A oposição acha que o ex-diretor do Dnit pode estar magoado e dar detalhes sobre o esquema de corrupção no Ministério dos Transportes. Os governistas devem comparecer em peso à audiência para blindar Pagot e livrá-lo das perguntas mais delicadas.

Edição: João Carlos Rodrigues//Matéria alterada para tornar o texto mais claro