Dez pessoas morreram e 100 ficaram feridas em descarrilamento na Índia

10/07/2011 - 15h42

Da Agência Lusa

Brasília - Um trem superlotado descarrilou hoje (10) no Norte da Índia, matando pelo menos dez pessoas e ferindo 100, segundo as autoridades indianas. O comboio tinha partido de Howrah, uma estação próxima de Calcutá, em direção a Nova Deli, quando os doze vagões saltaram dos trilhos, perto da cidade de Fatehpur, no estado de Uttar Pradesh, segundo informou o porta-voz da ferrovia, Sandeep Mathur, à agência AP.

Dez pessoas morreram e as equipas de resgate libertaram dos destroços pelo menos cem passageiros feridos, adiantou um responsável da polícia, A.K. Jain. "A nossa prioridade é dar assistência aos feridos", declarou.

O número exato de passageiros que viajavam no trem é desconhecido, bem como a causa do descarrilamento, embora, aparentemente, o condutor tenha puxado o freio de emergência. A rede ferroviária da Índia é uma das maiores do mundo e transporta cerca de 14 milhões de passageiros por dia. Os acidentes são comuns, na maioria das vezes provocados por erro humano ou falhas de manutenção.