Quase todos os bueiros do centro do Rio têm gases. Risco de explosões é grande, alerta Crea

08/07/2011 - 18h12

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A maioria dos bueiros do centro do Rio contém gases. A constatação foi feita hoje (8) por uma comissão do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) que inspecionou esses locais. Essa situação pode provocar explosões a qualquer momento, como as registradas nos últimos dias.

De acordo com os inspetores do Crea-RJ, em apenas quatro ruas do centro do Rio há sete bueiros com quase 100% de risco de explosão. Segundo o coordenador da inspeção, Luiz Antônio Cosenza, cerca de um terço das câmaras de subsolo do centro da cidade está no limite de segurança.

“Com a inspeção ficou claro, por meio das medições, que o subsolo do centro do Rio de Janeiro está com gás. Algumas [galerias] têm presença mais forte e outras menos, mas todas têm gás. A maioria, cerca de dois terços das caixas vistoriadas, está com gás e um terço está no limite e pode explodir a qualquer momento”, disse Cosenza.

Ainda de acordo com Cosenza, a CEG - empresa responsável pela distribuição de gás no município - foi convidada para acompanhar a inspeção, mas não enviou representante. O próximo passo da comissão é preparar um relatório das análises e encaminhá-lo ao Ministério Público do Estado.

Edição: João Carlos Rodrigues