Concentração na área de varejo preocupa lojistas

06/07/2011 - 14h12

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os lojistas brasileiros estão preocupados com o processo de concentração que ocorre no país  na área varejista, disse o presidente da  Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL),  Roque Pellizzaro Junior.  Essa tendência, segundo ele,  "sempre houve na área dos bancos e ocorre agora perigosamente no varejo",  avalia.

Para o presidente do CNDL, a anunciada fusão do Carrefour com a rede Pão de Açúcar "por sí só já acenderia luz amarela na economia" se fosse uma operação estritamente feita na área privada. "No entanto, a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se tornaria acionista do grupo nesse processo, leva à pergunta da sociedade se essa é a função do banco que, pelo que se sabe, destina-se ao fomento de pequenas e médias empresas", diz Pellizzaro Junior.

Para ele, a concentração de grupos acarreta aumento de preços e "o Brasil não está vendo com o olho clínico necessário as consequências do processo de concentração, que está ocorrendo de forma muito rápida na área varejista".  

Ao mesmo tempo, diz o dirigente lojista, "está acontecendo a desindustrialização do empresariado brasileiro, que migra para a atividade de distribuição". Segundo ele, os empresários estão passando a comprar no mercado externo o que produziam  porque não têm crédito para manter a atividade. "Há no Brasil uma imagem errada sobre o empresário. Pensa-se que todos são vilões, mas a maioria esmagadora chega a ganhar, às vezes, menos que seus funcionários mais bem pagos. Os que têm 5 mil empregados e andam em carros de luxo são minoria".

Edição: Graça Adjuto