Prefeitura do Rio multa a Light por explosões em bueiros

06/07/2011 - 0h36

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura carioca aplicou hoje (5) 13 multas contra a empresa concessionária de energia elétrica Light pelas explosões, em menos de 24 horas, em seis bueiros na cidade. As multas, no total de R$ 10.282,80, são por danos ao patrimônio público, execução de reparo em vias públicas sem licença, causando interrupção das vias, entre outras.

Elas foram aplicadas com base em análise da Comissão de Acompanhamento, criada em abril, a partir dos episódios de explosões de bueiros da concessionária. A comissão, nesse período, teve várias reuniões com a Light e levantou dados referentes aos incidentes, identificando infrações cometidas pela concessionária contra as posturas municipais e danos ao patrimônio público.

A operação, a manutenção e segurança das redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica são de responsabilidade exclusiva da Light. Já regulação e fiscalização desses serviços e equipamentos ficam a cargo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor elétrico no país.

 

Edição: Aécio Amado