África do Sul e Rússia tentam intermediar fim do conflito da Líbia

04/07/2011 - 9h03

Da Agência Lusa

Brasília – Os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da Rússia, Dmitri Medvedev, reúnem-se hoje (4), na cidade russa de Sochi, para discutir o agravamento da situação na Líbia. A reunião ocorre paralelamente aos debates do conselho da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os russos e sul-africanos querem assumir o papel de mediadores do conflito na Líbia.

Para Medvedev, a Otan viola a Resolução 1.973, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sobre a Líbia. Pelo decreto, a ordem é adotar a área de exclusão aérea para proteger os civis dos ataques promovidos pelo governo líbio. Mas o secretário-geral de organização, Anders Fogh Rasmussen, refutou as acusações.

Em junho, Medvedev enviou um emissário à Líbia para discutir com as duas partes. O presidente da Federação Mundial de Xadrez da Rússia,  Kirsan Iliumjinov, está na capital líbia, Trípoli. Segundo Iliumjinov, um dos filhos do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, os países ocidentais querem acabar com o líder líbio.

A situação na Líbia se agravou no fim de março, quando a Otan passou a atacar alguns alvos no país. Paralelamente, a oposição a Khadafi se mantém em confronto com o líder líbio e os embates são diários no país. Grupos de líbios deixam o país em direção à Europa todos os dias.

Edição: Graça Adjuto