Itamar foi o idealizador e principal defensor do Plano Real

02/07/2011 - 13h04

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O senador Itamar Franco (PPS-MG), de 81 anos, foi o idealizador e principal defensor do Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, no último ano de mandato do ex-presidente. O plano conseguiu reduzir a inflação e reorganizar a economia do país, além de aumentar o poder de compra das camadas mais pobres da população.

Na época, especialistas consideram o Plano Real o mais amplo programa feito no Brasil com o objetivo de controlar a hiperinflação. Para implementá-lo foram adotados vários instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação, que atingiu 46,58% ao mês, em 1994.

Pelo plano, foi lançado uma nova moeda com o nome de real e organizado um projeto para a elaboração de medidas do governo e execução das reformas econômica e monetária. O plano fortaleceu o então ministro da Fazenda, senador Fernando Henrique Cardoso, que sucedeu Itamar Franco na Presidência da República.

Com a implementação do Plano Real, houve redução da inflação, que era o principal objetivo do projeto, e ampliação do poder de compra da população. Esses efeitos do plano causaram uma reorganização dos setores econômicos nacionais.

Edição: Nádia Franco