Cinzas de vulcão voltam a impedir voos na Argentina

02/07/2011 - 15h54

Da BBC Brasil

Brasília - O vulcão chileno Puyehue voltou a provocar o cancelamento de voos nos dois principais aeroportos da Argentina, o internacional de Ezeiza e o Jorge Newbery. Há quase um mês, o vulcão entrou em erupção. Mas há dez dias as cinzas não obrigavam o fechamento dos aeroportos de Buenos Aires.

O retorno das cinzas do vulcão foi informado no início da tarde de hoje (2) pela Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) da Argentina a partir de dados do Serviço de Meteorologia Nacional (SMN). "A Anac está monitorando a situação permanentemente", diz o texto. De acordo com previsão do SMN, a nuvem de cinzas deverá deixar o espaço aéreo da capital argentina ainda hoje.

Segundo a agência oficial de notícias da Argentina, a Telam, foram canceladas 40 aterrissagens e 77 decolagens no Aeroparque. Em Ezeiza, o total de voos cancelados passou de 60, de acordo com a agência.

Nos sites dos dois aeroportos de Buenos Aires, voos das companhias aéreas TAM e Gol apareceram como cancelados, entre eles o voo JJ 8018, que sairia de São Paulo às 17h10, e o G3 7658, que decolaria também de São Paulo às 18h15, com destino a Ezeiza.

Voos da Gol saindo de Belo Horizonte, às 22h25, e do Rio de Janeiro, às 22h50, também foram cancelados, de acordo com a companhia aérea.

No site do aeroporto de Carrasco, de Montevidéu, voos da TAM, da Gol e de outras companhias, como Pluna, Aerolineas Argentinas e Buquebus, para Porto Alegre, Rio, São Paulo e Assunção, também foram cancelados ao longo do dia, ontem (1º).

Segundo informações das companhias aéreas em Buenos Aires, os pousos e decolagens nos dois principais aeroportos argentinos deverão voltar a ser realizados a partir das 8h deste sábado. Em Montevidéu, os jogadores da seleção de futebol do país aguardavam dentro do avião, esperando a autorização para a decolagem para a Argentina, onde participarão da Copa América.