Região Sul discute eixo de desenvolvimento do PPA 2012-2015

01/07/2011 - 7h14

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A última reunião regional para debater o eixo de desenvolvimento do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos (2012-2015) está marcada para hoje (1º). O encontro ocorre em Florianópolis e os participantes vão discutir os programas e projetos do governo federal para a Região Sul. O PPA fixa diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e de duração continuada dos quatro anos seguintes ao início do mandato presidencial.

O novo PPA tem como objetivo aproximar a população das ações desenvolvidas pelo governo. Além disso, a discussão da peça nas regiões visa a conhecer as necessidades reais de cada localidade. “Cada área do governo federal – sejam ministérios, fundações ou empresas públicas – será obrigada a mostrar qual o benefício que entregará ao cidadão”, enfatizou o segundo o secretário adjunto de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Pedro Bertone.

Participam também da reunião a assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli, senadores, deputados, prefeitos e secretários de municípios da região, além de técnicos do governo federal.

O debate da Região Sul estava previsto para ocorrer há duas semanas, mas foi adiado por causa das cinzas de um vulcão no Chile que provocaram cancelamentos de voos para Santa Catarina. Participam das reuniões representantes dos três níveis de governo visando ao fortalecimento da cooperação federativa e à discussão de forma integrada das políticas públicas da União, dos estados e dos municípios por meio de seus PPAs.

Edição: Juliana Andrade