Pesquisa mostra que 30% da indústria nacional acham que fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour será negativa

01/07/2011 - 17h17

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que 30% da indústria nacional de todos os segmentos consideram que a eventual fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour vai ter impacto negativo sobre o mercado.

O resultado da pesquisa já mostra um impacto muito grande na cadeia produtiva, disse hoje (1º) o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Segundo ele, os consumidores também sairão perdendo. “Vai diminuir a opção de compras. O vendedor e produtor de mercadorias para supermercados serão prejudicados. Na outra ponta, o consumidor também será prejudicado.”

Para Gouvêa Vieira, o argumento de que a fusão ampliará as exportações do Brasil não faz sentido. “Senão, essas empresas já estariam exportando. E não há razão para exportar apenas porque uma empresa brasileira terá 11% do capital de uma empresa estrangeira”.

O presidente da Firjan admite que ocorra concentração econômica na indústria, com objetivo de ganhos em termos de competitividade. “No comércio, é exatamente o inverso. No comércio, quanto mais pulverizado, melhor.”

Edição: João Carlos Rodrigues