Fiscais federais agropecuários alertam para cuidados com alimentos de origem animal e vegetal

30/06/2011 - 20h54

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Checar a data de validade, a presença do selo de garantia do Ministério da Agricultura e a aparência do produto são alguns dos cuidados que o consumidor deve observar na hora de comprar alimentos de origem animal e vegetal. As dicas fazem parte de uma cartilha distribuída em 12 capitais brasileiras pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários dentro da campanha Passou pela Gente, Tá Legal.

De acordo com o presidente da entidade, Wilson Roberto de Sá, a campanha objetiva estabelecer um diálogo com a sociedade, em particular com as donas de casa, trazendo informações sobre a qualidade dos produtos que chegam à mesa do brasileiro. Segundo ele, os selos de qualidade representam a principal garantia de que os alimentos passaram pela fiscalização federal agropecuária – desde a saída das unidades de produção, passando pelas fábricas e indústrias até chegar às redes varejistas.

No caso de produtos in natura, como as hortaliças e os alimentos orgânicos, a orientação é estar atento à procedência e comprar sempre em estabelecimentos confiáveis. “Ainda é muito comum ver a venda de alimentos de forma inadequada, em ruas, em barracas, em feiras. O consumidor deve evitar a aquisição de produtos nesses locais. Eles oferecem um risco tremendo”, disse.

De acordo com o fiscal agropecuário, a maioria dos casos de diarreia provocada por ingestão de alimentos contaminados acaba sendo tratada dentro de casa, sem ser notificada em hospitais. “Mas a gente sabe que a dimensão desse problema é bastante grande e leva risco de morte para as pessoas”.

O administrador hospitalar Adivino Romeiro, de 46 anos, disse que vai denunciar irregularidades que constatou em um supermercado da capital federal. Durante as compras, ele observou que algumas peças de queijo estavam com a data de validade próxima do vencimento e marcou os produtos com uma caneta. “Passados três ou quatro dias, voltei ao mercado. As três embalagens que eu havia marcado estavam lá no freezer, com etiquetas novas”. Em conversa com um funcionário do estabelecimento, Adivino ouviu que a ordem de troca das etiquetas veio da própria gerência do supermercado.

Cláudia Gomes Rodrigues, trabalhadora autônoma, disse que a data de validade é a primeira coisa que olha antes de comprar um produto. Outro cuidado são com as caixas de leite e latinhas de embutidos amassadas. Já em relação à aparência de frutas e verduras, por exemplo, ela admite que não dá muita atenção. “Só começo a olhar em casa, quando vejo alguma coisa estragada. Mas em relação ao selo [de qualidade], vou começar a observar melhor”.

As campanha Passou pela Gente, Tá Legal continua até o próximo sábado (2) em Brasília, São Paulo, no Rio de Janeiro, em Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Durante a ação, são distribuídas cartilhas informativas e haverá um fiscal agropecuário para esclarecer as dúvidas da população.

 

Edição: Aécio Amado