Parte dos trabalhadores da Embrapa entra em greve a partir de hoje

28/06/2011 - 15h03

Da Agência Brasil

Brasília - A partir de hoje (28), 30% dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em todo o país, entram em greve por tempo indeterminado. As principais reivindicações dos trabalhadores são reajuste salarial de 10,51% (inflação + ganho real), aumento no valor do tíquete-alimentação, além da implantação do ponto eletrônico.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), no Distrito Federal, Vicente Almeida, a greve decorre da dificuldade de negociação. “A greve é consequência da própria Embrapa por não aceitar a nossa proposta que é a criação de uma mesa de discussão para chegar a um acordo sobre as reivindicações solicitadas pela categoria.”

Segundo Almeida, o Sinpaf/DF propõe que a Embrapa prorrogue até o dia 31 de julho a negociação do Acordo Coletivo 2011/2012 para que sejam atendidas todas as reivindicações dos trabalhadores.

O presidente da Comissão de Negociação do Acordo Coletivo do Trabalho da Embrapa, José Faustino Filho, disse que a Embrapa não prorrogará o acordo de negociação, por motivo de já ter prorrogado o acordo por duas vezes. “Não há necessidade de prorrogar pela terceira vez o acordo, estamos queremos colocar um fim nessa negociação.”

Na semana passada, os trabalhadores da Embrapa paralisaram os trabalhos por três dias. Eles reiveindicavam, até então, um aumento salarial de 6,55%, porém o percentual foi elevado para 10,51%.

Edição: Talita Cavalcante