Aliados de Chávez divulgam nota exigindo respeito pelo direito de o presidente se recuperar

28/06/2011 - 11h40

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comando do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), ao qual pertence o presidente venezuelano, Hugo Chávez, emitiu hoje (28) uma nota exigindo respeito pelo direito de ele se recuperar.

Internado em Havana, em Cuba, desde o último dia 10, Chávez não apareceu mais em público. Segundo ele, a internação foi motivada por uma cirurgia de urgência para a retirada de um abscesso na região pélvica. Porém, a ausência de detalhes gerou especulações em torno do estado de saúde do presidente.

O comunicado foi divulgado depois de Chávez conversar por telefone com os coordenadores da legenda e organizadores da reunião do partido, em Caracas, na Venezuela.

"[Sr. presidente] tem o nosso apoio e solidariedade nesta declaração e não haverá chantagem que nos imponham em nível nacional ou internacional. Continue trabalhando", diz a nota. A informação é da Presidência da República da Venezuela.

Aliados de Chávez desmentiram a informação de que ele sofre de câncer de próstata. A mãe dele, Elena Chávez, pediu ontem que as pessoas torçam pela recuperação do filho. Adán Chávez, irmão do presidente, disse que até 6 de julho ele estará de volta a Caracas, mas não forneceu detalhes sobre o estado de saúde dele.

A chefe de gabinete da Presidência da República da Venezuela, Erika Farias, e o deputado Diosdado Cabello disseram que durante o telefonema, ontem (27) à noite, Chávez passou “instruções para a organização” da reunião política. A deputada Cilia Flores acrescentou que o presidente orientou sobre a necessidade de revisar o processo do programa popular de habitação.

 

Edição: Lílian Beraldo