Ideli nega envolvimento em elaboração de dossiê para prejudicar Serra nas eleições de 2006

27/06/2011 - 17h16

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, divulgou hoje (27) nota negando que tenha participado da elaboração de dossiê para prejudicar o então candidato ao governo do estado de São Paulo, José Serra, na campanha política de 2006. A suposta participação de Ideli no caso foi noticiada na última edição da revista Veja.

“Nunca elaborei nem participei da confecção de dossiês políticos. Não participei de reuniões que tivessem como tema a elaboração de material contra o candidato ao governo do estado de São Paulo, José Serra, no ano de 2006”, diz a nota assinada por Ideli.

A ministra afirma ainda que sua atuação partidária “é absolutamente alheia ao contexto político em que estaria envolvida a divulgação do suposto dossiê detalhado na reportagem da revista Veja”.

Sobre a reunião para tratar do dossiê que a revista informa ter sido elaborado em 4 de setembro de 2006 com participação de Ideli, ela diz que como líder da bancada do PT no Senado foi chamada ao gabinete do então líder do governo, Aloizio Mercadante, para falar sobre um depoimento que seria dado ao Conselho de Ética da Casa. Hoje, Mercadante é ministro da Ciência e Tecnologia.

“Naquela ocasião, como bem declarou o ministro Aloísio Mercadante, apenas expressei que o Conselho de Ética não seria o fórum adequado para debater tal assunto”, lembra a ministra.

A matéria da revista informa que Ideli conhecia todos os detalhes do dossiê e teria procurado jornalistas interessados em divulgar o conteúdo. Veja revela também que o Mercadante teria participado ativamente da elaboração do documento, mas ele nega seu envolvimento no caso.

Edição: João Carlos Rodrigues