Ataque atribuído a grupos radicais provocou 25 mortes e vários feridos na Nigéria

27/06/2011 - 8h13

Da Agência Lusa

Brasília - Pelo menos 25 pessoas morreram ontem (26) na Nigéria, em um ataque contra um bar em Maiduguri, uma das principais cidades do país. De acordo com as autoridades locais, foram responsáveis pela ação grupos islâmicos que lançaram explosivos e dispararam tiros contra o bar.

Segundo relatos, dois homens que circulavam em um motocicleta na região estavam ligados ao grupo islâmico extremista Boko Haram. Emmanuel Okon, dono de uma loja na rua onde fica o bar  e testemunha do crime, disse que a cena foi desesperadora.

O grupo Boko Haram, cujos membros se autodenominam talibãs do Afeganistão, protagonizou em  2009 um ato que causou várias mortes na Nigéria. No último 19, houve ataques simultâneos que provocaram duas mortes.

No dia 16, houve um atentado suicida no quartel-general da Polícia Federal em Abuja, capital da Nigéria, que deixou mortos e feridos. No dia 30 de maio,  morreram 18 pessoas por causa de uma  sequência de bombas lançadas depois da posse do presidente Goodluck Jonathan, na periferia de Abuja e nas províncias Borno e Bauchi, no Norte do país.