Pode nevar nas próximas horas em parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, prevê Inmet

26/06/2011 - 11h52

Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – Pode nevar nas próximas horas no planalto sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Uma intensa massa de ar polar atinge a Região Sul neste domingo (26), provocando o declínio acentuado da temperatura. Os termômetros devem oscilar entre 24 graus Célsius (°C) e 0°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão também é de pancadas de chuva no leste do Paraná, em Santa Catarina, e norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

O Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar) alerta que com o rápido declínio das temperaturas há previsão de geadas em grande parte do estado, sendo esperadas geadas moderadas a fortes nas regiões oeste, sudoeste, sul e centro-sul do estado.

Chuvas fracas são registradas agora pela manhã nas regiões norte, norte pioneiro, centro, Campos Gerais e na faixa leste. Nas regiões oeste e sudoeste, o tempo fica estável em função da aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco que se desloca pelo centro da Argentina em direção ao Sul do país. O deslocamento desta massa de ar frio ao longo do dia faz com que as temperaturas mais baixas ocorram à noite.

Boletim divulgado hoje pela Defesa Civil do Paraná informa que 4,3 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva de granizo que atingiu os municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema, e Cantagalo na madrugada de ontem (25). Os estragos foram maiores na área rural desses municípios. Cerca de 1,5 mil casas foram atingidas.

 

Edição: Aécio Amado