Em tratamento em Cuba, Chávez envia mensagens aos venezuelanos pelo Twitter

25/06/2011 - 12h09

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em tratamento em Cuba desde o último dia 10, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, passou o dia ontem (24) postando mensagens no Twitter. Referindo-se ao pós-operatório de uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis como “batalha”, Chávez disse ainda que segue lutando. “Adiante, marchamos, valentes”, acrescentou.

“Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo e venceremos!”, disse Chávez, no Twitter, reproduzido no blog dele e na página da Presidência da República da Venezuela. Porém, não há informações sobre o estado de saúde do presidente na página do governo nem na agência pública de notícias da Venezuela, a AVN, e no jornal oficial de Cuba, Granma.

Durante visita a Havana, Chávez foi submetido a uma cirurgia de urgência, desde então ele permanece internado. O irmão dele, Adán Chávez, disse, porém, que até o começo de julho, o presidente estará de volta a Caracas. Segundo Adán, Chávez se recupera “satisfatoriamente” e não apresenta sinais de gravidade.

"Nós não sabemos exatamente quando ele volta. É necessário esperar para avaliação médica. Mas em poucos dias, de dez a 12, o presidente estará por aqui. O mais importante é que ele tem apresentado franca recuperação. Importantíssima recuperação”, diz o comunicado.

A ausência de Chávez na Venezuela e a falta de informações detalhadas sobre seu estado de saúde motivaram várias especulações em torno da cirurgia. A oposição a Chávez defendeu o afastamento provisório dele do cargo, alegando que o país não pode ser comandado a distância. Mas o Congresso referendou que o presidente comande o país de Cuba, sem necessidade de substituição.

Edição: Graça Adjuto