Estados e Distrito Federal têm até fim do mês para entregar planos de controle da poluição provocada por veículos

18/06/2011 - 15h52

Da Agência Brasil

Brasília – O Distrito Federal e todos os estados brasileiros têm até o dia 30 para entregar os Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPVs), documento que é avaliado pelos conselhos estaduais de Meio Ambiente para definir as medidas para redução de gases que saem do escapamento de carros, motos, ônibus e caminhões.

De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), os principais poluentes são o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, de enxofre, material particulado, aldeídos e dióxido de carbono – este não é considerado poluente, mas um gás de efeito estufa.

Segundo o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf Noronha, a presença excessiva desses poluentes na atmosfera pode causar danos ao meio ambiente e aos seres vivos. “Os poluentes que saem do escapamento dos veículos automotivos são prejudiciais para a vegetação natural e para a população porque podem provocar tontura e redução de reflexos”, disse.

Para Noronha, o diagnóstico do nível das emissões é uma das vantagens dos PCPVs. “O momento de formulação do documento é uma oportunidade de se diagnosticar a situação, chamar parceiros e discutir soluções. Evitam-se decisões desconectadas”, explica.

Com os PCPVs, os estados e o Distrito Federal devem incluir a inspeção de todos os tipos de veículos automotores, inclusive os movidos a diesel. Com essas inspeções, poderão ocorrer algumas decisões como o rodízio de carros no trânsito de acordo com os números finais das placas.

Edição: Lana Cristina