Restos mortais de vítimas do voo 447 chegam a Paris

17/06/2011 - 10h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília -  Os restos mortais de 104 vítimas do voo AF 447 – que caiu no Oceano Atlântico em maio de 2009 - chegaram hoje (17) ao Instituto Médico-Legal de Paris. No acidente morreram as 228 pessoas a bordo – eram 72 franceses, 59 brasileiros, 26 alemães, além de passageiros de mais 30 nacionalidades. Peritos farão exames na busca pela identificação das vítimas, mas a previsão é que o processo leve meses.

Os restos mortais foram transportados em caminhões procedentes de Bayonne, no Sudoeste do país. Tanto os restos mortais quanto as peças do avião foram resgatados do mar na última etapa de buscas e levados da Costa do Brasil para a França no navio Ile-de-Sein.

De acordo com peritos que acompanharam as operações, os restos foram localizados a  mais de 3 mil metros de profundidade e transportados em dois contêineres refrigerados. Os exames preliminares para a identificação das vítimas serão feitos a partir de testes de arcada dentária e de DNA.

As autoridades francesas informaram que os restos mortais das 104 corpos só serão entregues às famílias após a identificação e a conclusão do processo judicial. A previsão é que demore meses. De acordo com especialistas, os legistas na França são obrigados a seguir protocolos rigorosos de identificação.

O AF 447 caiu no mar na noite de 31 de maio de 2009, quando fazia a rota Rio-Paris. Dos 228 passageiros e tripulantes mortos no acidente, as equipes de resgate encontraram, na primeira etapa dos trabalhos, 50 corpos. Os restos mortais de 104 pessoas foram localizados recentemente. Mais de 70 vítimas não puderam ser localizadas, mesmo após dois anos de investigações.

O Escritório de Investigações da França (cuja sigla é BEA) anunciou que divulgará no próximo mês o relatório sobre as causas do acidente. As análises ainda estão sendo feitas com base nas informações das caixas-pretas resgatadas no Oceano Atlântico.

*Com a emissora pública de rádio da França, a RFI//Edição: Graça Adjuto