TRT manda reajustar salários de trabalhadores dos trens metropolitanos de São Paulo

15/06/2011 - 21h22

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) determinou hoje (15) que os ferroviários de São Paulo tenham seus salários reajustados em 3,29%, retroativos a 1° de março deste ano. O valor estabelecido pelo tribunal ficou próximo ao que tinha sido oferecido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos funcionários: 3,27%.

Em campanha salarial, os ferroviários chegaram a parar o funcionamento dos trens metropolitanos no último dia 2, prejudicando mais de 2,4 milhões de passageiros que usam esse meio de transporte diariamente. Os trabalhadores pediam um aumento real de 5%, vale refeição de R$ 19 por dia e implantação de um novo plano de carreira.

No julgamento de hoje (15), o TRT considerou a greve legal e não abusiva, já que atendeu aos requisitos formais previstos na lei que regulariza o direito de greve. O tribunal determinou ainda que a companhia pague os dias parados aos grevistas e dê estabilidade de 60 dias aos trabalhadores “para fins de pacificação no ambiente de trabalho”.

O TRT também estabeleceu que a CPTM dê um aumento real de 3,5% sobre os salários já corrigidos e vale refeição de R$ 18, que representa um acréscimo de 15,16% sobre o valor atual.

Procurada pela Agência Brasil, a CPTM informou que ainda está avaliando o resultado do julgamento no TRT. Os sindicatos, por sua vez, disseram que devem avaliar o julgamento por meio de assembleias de trabalhadores.

 

Edição: Aécio Amado