Senadores do PP se encontram com Dilma

15/06/2011 - 22h07

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os senadores do Partido Progressista (PP) se disseram satisfeitos com o almoço que tiveram hoje (15) com a presidenta Dilma Rousseff. Mesmo tendo uma postura considerada “independente”, a senadora Ana Amélia (PP-RS), disse que a presidenta adotou tom cordial e não fez pedidos específicos aos políticos.

“Eu tenho sido independente, apesar de ser da base. Ela me tratou com a cordialidade de uma chefe de Estado. E é assim tem que ser nas relações republicanas, eu acho”, afirmou a senadora.

A bancada do PP evitou tratar da divisão de cargos no governo ou de assuntos individuais de cada parlamentar. De acordo com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), isso deve ser tratado posteriormente com as ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvati, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

“Nós tivemos o cuidado de não levar para a presidenta da República casos minúsculos. Falamos que a participação do partido em cargos no governo será tratada com a Ideli e a Gleisi”, disse o senador.

Durante o almoço, a presidenta tratou de assuntos gerais da economia, política externa e social. Os parlamentares ouviram da presidenta, entre outras coisas, o comunicado sobre o pacote de incentivos aos investimentos e às exportações, especialmente do setor automotivo, que será lançado em breve.

Segundo a senadora Ana Amélia (PP-RS), as medidas do pacote não devem ser de ordem cambial. “Ela disse que não vai mexer no câmbio, então eu imagino que as medidas serão de ordem fiscal ou creditícia”.

Ainda de acordo com Ana Amélia, a presidenta passou quase duas horas com os senadores e falou sobre a boa situação econômica do país, da política externa brasileira e das relações com os países latino-americanos. “Ela falou de estado por estado, das eleições que ocorrerão em breve na Argentina, disse que está satisfeita com a relação com Chile e Colômbia e demonstrou atenção com a decisão boliviana de legalizar todos os carros. Ela orientou o Itamaraty a acompanhar esse assunto”.

Dilma já se encontrou com outras bancadas da base aliada do governo. É o caso dos parlamentares do PTB, PT, PMDB e PR.

 

 

Edição: Rivadavia Severo