Um ano depois da morte de Saramago, cinzas do escritor serão colocadas em uma oliveira

14/06/2011 - 15h38

Da Agência Lusa

Brasília – As cinzas do escritor português José Saramago serão colocadas em uma oliveira, no Campos das Cebolas em Lisboa, no próximo sábado (18). A árvore centenária onde ficarão as cinzas de Saramago é a citada por ele no livro As Pequenas Memórias. No sábado, fará um ano da morte do escritor. Em homenagem a ele, ocorrerá uma cerimônia às 11h na presença de parentes, amigos e autoridades.

Na cerimônia, escritores homenagearão Saramago, como Jorge Vaz e Carvalho, que vai ler um trecho do texto Palavras para uma Cidade, de Saramago, no qual ele fala de Lisboa e suas lembranças sobre a capital, e Lídia Jorge que fez um material dedicado ao Nobel de Literatura.

A Fundação José Saramago informou que, ao lado da oliveira, será instalado um banco de jardim para que as “pessoas ali se possam sentar, recordar o escritor ou ler as suas obras". Para tornar o local eterno, será colocada uma placa com a frase: "Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia" – do romance Memorial do Convento.

Na ocasião, será lançado o livro Palavras para José Saramago, uma coletânea com artigos publicados por ele em veículos de vários locais do mundo, e a obra infantil O Silêncio da Água, ilustrado pelo espanhol Manuel Estrada com um texto retirado de As Pequenas Memórias. Também será lançado o livro A Última Entrevista de José Saramago, do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos.