Cinzas do vulcão obrigam secretário-geral da ONU a viajar nove horas de ônibus na Argentina

14/06/2011 - 8h19

Da BBC Brasil

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidos (ONU), Ban Ki-moon, teve de fazer uma viagem de nove horas em ônibus comercial entre as cidades argentinas de Córdoba e Buenos Aires, depois que seu voo foi desviado por causa das cinzas do vulcão chileno Puyehue. O avião dele decolou de Bogotá, na Colômbia, com destino à capital argentina, mas teve de ser desviado para Córdoba depois que a nuvem vulcânica fechou o aeroporto de Buenos Aires.

De Córdoba, a 700 quilômetros da capital, ele e sua comitiva embarcaram em um ônibus comercial para uma viagem de nove horas. O secretário foi fotografado comendo um alfajor - doce típico argentino feito de chocolate e doce de leite - e tomando café numa lanchonete de um posto de gasolina na estrada que liga as duas cidades.

Mais tarde, ao ser recebido pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ele ouviu pedidos de desculpas pelo transtorno aéreo provocado pelos resíduos vulcânicos. “São questões do clima, impossíveis de controlar. E contra essa questão não podemos [agir] nem mesmo com um decreto. Mas o vulcão é chileno, e o alfajor, argentino”, disse a presidente, sorridente.

Além de Ban Ki-moon, outras personalidades tiveram seus planos alterados por causa das cinzas vulcânicas. Na semana passada, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, suspendeu viagem que faria a Buenos Aires e teve de adiar uma reunião com Cristina Kirchner.

Em seu discurso, a presidente da Argentina disse ao secretário-geral da ONU que esperava que a Grã-Bretanha aceitasse negociar a questão das Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses). “Reiteramos nosso desejo de que a Inglaterra aceite a Resolução 2.065 da ONU, no sentido de negociar com a Argentina”, disse Cristina Kirchner.

O secretário permanecerá na Argentina até hoje (14), quando dará continuidade ao seu giro pelos países da América do Sul.  Nas últimas horas, dezenas de voos voltaram a ser suspensos nos dois principais aeroportos de Buenos Aires, Ezeiza e Jorge Newbery (Aeroparque). Mais cedo, a partir dos dados do Serviço Nacional de Meterologia, o comitê avaliou que as operações aéreas não devem ser retomadas hoje.