Massa de ar polar provoca queda de temperatura no Sul

11/06/2011 - 12h38

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - As temperaturas estão baixando rapidamente nas últimas horas na Região Sul. Curitiba teve hoje (11) a  madrugada mais fria do ano, com registro de 3,2 graus centígrados (°C). As regiões sul e central do estado também enfrentaram as temperaturas mais frias até agora. Em Castro fez 0,9 °C, em Francisco Beltrão, 2,7 °C, em Palmas, 2,1 °C e em Pinhais, 2,6°C. Os termômetros ficaram abaixo de zero em São Mateus do Sul (-0,6 °C) e em General Carneiro (-0,8 °C).

O forte nevoeiro desta manhã em Curitiba provocou o fechamento do Aeroporto Internacional  Afonso Pena no período das 6h às 8h. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), neste momento o aeroporto está aberto para pousos e decolagens.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a  massa de ar polar que atua com  intensidade no Sul é responsável pela queda da temperatura e pela formação de geadas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A meteorologista  Ana Beatriz Porto, do Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), disse que durante o dia o sol aparece e ajuda a diminuir a sensação de frio na maioria das regiões. No domingo (12), a massa de ar frio avança para o Leste, em direção ao Oceano Atlântico, e o frio perde intensidade, mas ainda são esperadas geadas nas regiões central, nordeste e sul do Paraná.

Edição: Andréa Quintiere