Bombeiros libertados são recebidos por companheiros acampados na Alerj

11/06/2011 - 14h42

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - Acompanhados de parentes e amigos, os mais de 400 bombeiros libertados hoje (11) do quartel central da corporação em Charitas, Niteroi, foram recebidos com festa pelos companheiros que estão acampados nas escadarias da Assembleia Legislativa (Alerj). Eles foram presos no último sábado (4), durante manifestação por melhores salários.

Os bombeiros seguiram do quartel, em cerca de dez ônibus, em direção à Estação das Barcas e atravessaram a Baía de Guanabara. Ao desembarcar na Praça XV, no Rio, foram saudados pela população e recebidos com um tapete vermelho, estendido pelos colegas da Alerj. Com cerca de 200 metros, o tapete ia desde a Praça XV até as escadarias da Alerj. Na assembleia, os bombeiros ouviram o Hino Nacional e o da corporação.

Eles confirmaram a manifestação prevista para amanhã (12), na orla marítima da zona sul. Os líderes do movimento, no entanto, transformaram a manifestação, que inicialmente seria de protesto, em um ato de agradecimento ao apoio da população às suas reivindicações, que incluem melhores salários e um novo piso para a categoria.

O comando da Polícia Militar (PM) suspendeu o esquema de prontidão que havia determinado para este domingo com o objetivo de impedir a adesão de PMs à passeata dos bombeiros.

Edição: Graça Adjuto