Tribunais de Justiça dos estados do Norte prometem ser mais ágeis para julgar casos de violência no campo

10/06/2011 - 17h25

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As visitas feitas ontem (9) e hoje (10) pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, ao Amazonas, Pará e a Rondônia resultará, segundo o Ministério da Justiça, em maior celeridade nos julgamentos dos processos envolvendo violência contra lideranças rurais na Região Norte.

De acordo com o ministério, a receptividade do Poder Judiciário nesses estados foi boa. Os presidentes de tribunais manifestaram o compromisso de julgar com celeridade os casos de violência, principalmente os de homicídio, contra líderes rurais. Nas reuniões com os magistrados, foram discutidas também as alternativas de atuação da força-tarefa que o governo federal está montando para atuar nas áreas de conflito.

A viagem dos ministros aos estados do Norte foi agendada após o assassinato de quatro líderes ambientalistas e de um trabalhador rural na região, para definir ações de combate à violência e à impunidade no campo, com a ajuda dos órgãos de segurança pública da União.

Cardozo reafirmou que, por meio da força de segurança, o governo federal dará suporte às polícias locais. Ele garantiu maior presença das polícias Federal e Rodoviária Federal nas áreas mais vulneráveis.

Além dos ministros, participam da delegação representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, dos ministério da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Edição: Vinicius Doria