Nuvem de cinzas vulcânicas provoca cancelamento de voos que saem de Buenos Aires

09/06/2011 - 15h28

Pedro Peduzzi e Gilberto Costa*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os voos previstos para hoje (9) nos aeroportos Jorge Newbery e de Ezeiza, em Buenos Aires, foram cancelados por causa do deslocamento de uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue para a área da capital argentina, informou o Ministério de Transporte do país.

Por meio de um comunicado oficial, o governo disse que "permanecem fechados os aeroportos de Bariloche, Chapelco, Esquel, Trelew, Viedma, Neuquén e Bahía Blanca, até que as condições meteorológicas melhorem". "Enquanto o vulcão estiver ativo, a reabertura dos terminais do aeroporto não acontecerá até que haja condições de segurança mínimas de operação".

A Secretaria de Transportes solicitou que os passageiros com previsão de viajar por esses terminais aéreos entrem em contato com as empresas para se informar sobre a situação dos voos.

Por causa do fechamento dos aeroportos, o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, cancelou a viagem que faria à Argentina para participar da reunião de ministros da Economia da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Mantega embarcaria na tarde de hoje e à noite teria um jantar com o ministro das Finanças da Argentina, Amado Boudou.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) argentino informou que a nuvem de cinzas está se movendo para ocupar os primeiros 6 mil metros da atmosfera na direção Sudoeste-Nordeste. O comitê de crise aguarda que uma mudança na rota dos ventos, para a direção oeste, redirecione o trajeto da nuvem de cinzas e permita a retomada dos voos.

Esse comitê é formado pelo secretário de Transportes da Argentina, Juan Pablo Schiavi, pelo SMN, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Brasil, e pelo órgão regulador do sistema de aeroportos argentinos, além das companhias aéreas Aerolineas Argentinas e YPF.

O geólogo Massimo Matteini, do laboratório de Geocronologia da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que não há como saber de forma precisa se o vulcão no Chile terá novas erupções. “A atividade vulcânica pode acontecer a qualquer momento”, disse ao lembrar que a região é propícia por causa do posicionamento das placas tectônicas que formam a crosta terreste.

Segundo a agência de notícias BBC, há cerca de 550 vulcões em atividade no mundo, a maioria localizada nos limites das placas tectônicas, especialmente aquelas que formam um “anel de fogo” em torno do Oceano Pacífico, onde está o Chile.
 


*Com informações das agências de notícia de Telam e BBC  //  Colaborou Daniel Lima    //  Edição: Lílian Beraldo