Nuvem de cinzas fecha Aeroporto de Bagé; empresas suspendem voos para RS

09/06/2011 - 20h35

Da Agência Brasil

Brasília - As empresas aéreas Gol, TAM e Azul cancelaram todos os voos com destino ao Rio Grande do Sul, paralisando as atividades nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul (na Serra Gaúcha). As empresas não têm previsão de quando a situação poderá ser normalizada. Também estão suspensos os voos para Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). Os cancelamentos foram provocados por causa das cinzas do vulcão chileno Puyehue, que cobrem parte do Continente Sul-Americano.

A TAM informou, por meio de nota, que está acompanhando as condições meteorológicas por causa das constantes mudanças na atividade sísmica do Puyehue, bem como o deslocamento da nuven de cinzas. A Gol também informou que monitora a situação, mas não tem condições de prever quando será possível retomar os voos para o Sul do país. As empresas garantem que estão dando assistência necessária aos passageiros prejudicados pelos cancelamentos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, no fim da tarde, que, segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a nuvem de cinzas vulcânicas está a 7,5 quilômetros de altitude, sobre o Rio Grande do Sul. Por causa das condições atmosféricas, a FAB informou que o Aeroporto de Bagé (RS) teve que ser fechado no início da noite para pousos e decolagens, com a expedição de aviso de restrição aos pilotos. 

De acordo com a FAB, a nuvem de cinzas pode chegar ainda esta noite a Porto Alegre caso as condições meteorológicas sejam mantidas.

Edição: Vinicius Doria