Moradores de São Paulo poderão opinar sobre prioridades para Câmara de Vereadores

09/06/2011 - 15h20

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Câmara de Vereadores de São Paulo anunciou hoje (9) a realização de uma consulta pública para que os moradores da capital paulista possam eleger suas prioridades para o trabalho dos parlamentares. A consulta pública faz parte da campanha Você no Parlamento, que visa a aumentar a participação da sociedade na política municipal e auxiliar no trabalho dos vereadores.

A iniciativa é uma parceria entre a câmara, a organização não governamental (ONG) Rede Nossa São Paulo e o instituto de pesquisas Ibope. As duas entidades elaboram um questionário, que será disponibilizado na internet e servirá para determinar as ações mais urgentes a serem levadas adiante pelos vereadores, sejam elas projetos de lei, emendas ao orçamento municipal ou ações de fiscalização.

O questionário contém perguntas sobre 18 temas, entre eles educação, saúde, transporte e meio ambiente. Sobre cada um dos assuntos, foram relacionadas iniciativas que podem ser tomadas pelos vereadores.

A partir do dia 15 deste mês e até o dia 15 de agosto, qualquer cidadão que tenha CPF poderá acessar esse questionário no site www.vocenoparlamento.org.br. Lá ele vai escolher quais das ações relacionadas considera mais importantes para a cidade.

Após o fim da consulta, o Ibope vai tabular os resultados. No segundo semestre de setembro, eles serão entregues aos vereadores para que os parlamentares possam levá-los em consideração no seu trabalho.

Segundo o presidente da câmara, o vereador José Police Neto, a intenção da campanha é computar a opinião de 1 milhão de pessoas. “O que a gente está tentando fazer agora é dar concretude ao diagnóstico que a população faz da cidade”, complementou ele, ressaltando que os resultados da consulta devem ser transformados pelos vereadores em políticas públicas municipais.

Para o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, a campanha Você no Parlamento é um “marco histórico da cidade de São Paulo”. “Hoje é o início de um processo em que tudo que a população demandar vai ter acompanhamento e cobrança”, disse.

Grajew afirmou também que a interação entre a população e o Poder Público é importante para o desenvolvimento político do país. Disse ainda que a experiência paulistana pode ser levada a outras cidades ou outras instâncias do Poder Público.

“Atrás de tudo que estamos fazendo há um projeto nacional”, afirmou Grajew, na cerimônia de lançamento da campanha. “Nós já usamos a palavra Parlamento no nome da campanha porque isso pode ser levado para outros locais. Isso vai caminhar e se espalhar.”

Edição: Juliana Andrade