Comissão Europeia eleva compensação para agricultores prejudicados por surto causado por bactéria

08/06/2011 - 17h55


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Europeia decidiu hoje (8) elevar de 150 para 210 milhões de euros a compensação que será dada aos produtores de legumes que acumulam prejuízos em decorrência do surto da bacteria E.coli. A ajuda se destina aos produtores de pepino, tomate, alface e pimentão. Porém, não há definição de quanto será transferido para cada país afetado. De acordo com especialistas, a Alemanha é a região mais atingida pelos efeitos do surto.

A decisão foi divulgada pelo comissário da Agricultura da Comissão Europeia, Dacian Ciolos. Ontem (7), a comissão aprovou uma proposta de compensação, no valor de 150 milhões de euros. Mas o valor foi rejeitado por vários países, entre os quais a Espanha, que considerou o total insuficiente.

O ministros da Agricultura da União Europeia afirmam que o total de prejuízos dos produtores deve estar em torno de 417 milhões de euros. Na semana passada, a Rússia, principal mercado para os legumes e verduras da União Europeia, anunciou a proibição da importação dos produtos europeus.

Inicialmente, os pepinos espanhóis foram apontados pelas autoridades alemãs como os responsáveis pela contaminação com a bactéria E.coli, que provocou até agora 25 mortes. "A prioridade é ajudar os produtores de legumes o mais rapidamente possível", afirmou Ciolos.

O surto iniciado há duas semanas no Norte da Alemanha já infectou mais de 2,4 mil pessoas. Centenas de pessoas desenvolveram complicações renais e neurológicas

*Com a agência pública de notícias de Portugal, a Lusa, e a BBC Brasil

Edição: João Carlos Rodrigues