Cinzas de vulcão em erupção no Chile provocam cancelamentos de 19 voos no Galeão

07/06/2011 - 19h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Até as 18h de hoje (7), 19 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim, conhecido como Aeroporto do Galeão, por causa da nuvem de cinzas que surgiu com a entrada em erupção do Vulcão Puyehue, no Chile.

Segundo a assessoria de imprensa da unidade aeroportuária, nove voos foram cancelados no período das 24h de ontem (6) às 12h desta de hoje, sendo quatro chegadas (três de Buenos Aires e uma de Córdoba) e cinco partidas, todas com destino à capital da Argentina.

No período das 12h às 18h de hoje, cinco chegadas ao Rio de Janeiro foram canceladas, das quais quatro eram procedentes de Buenos Aires e uma de Montevidéu, no Uruguai. Outras cinco partidas também foram canceladas. Três se destinavam a Buenos Aires, uma para Montevidéu e uma para Santiago, no Chile.

Algumas companhias, como a Aerolineas Argentinas, informaram que os passageiros têm até um ano de validade para reprogramarem os voos, sem penalidade. Outras, como a Pluna, estão custeando a permanência dos passageiros em hotéis no Rio de Janeiro, enquanto aguardam instruções da direção.

Edição: João Carlos Rodrigues