Chávez apela para união dos países latino-americanos contra "fatores exógenos"

06/06/2011 - 16h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio a elogios ao Brasil e declarações de amizade à presidenta Dilma Rousseff, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apelou hoje (6) para que os países latino-americanos se unam em torno de objetivos comuns. Chávez disse é necessário afastar os “fatores exógenos” que geram ameaças de violência e comprometem a paz na região.

“Temos de consolidar nossa área como uma zona de paz. Não queremos bombardeios nem golpes de Estado. Não queremos fatores exógenos. Somos unidos e integrados”, afirmou Chávez, após assinar dez acordos de cooperação com Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Em seguida, Chávez acrescentou que é fundamental correr contra o tempo para por em prática os acordos firmados. “Não podemos perder um dia sequer. Na demora está o perigo, porque o mundo anda muito rápido”, afirmou ele, citando um herói da revolução comandada por Simón Bolívar, que levou à independência colônias espanholas na América do Sul.

“O Brasil e a Venezuela estão desenvolvendo um novo modelo de relação. Estamos criando um modelo de cooperação econômica, social e política”, completou o presidente venezuelano. Antes, porém, disse que o objetivo é fechar o acordo que vai permitir à Venezuela comprar aviões da Embraer.

Dilma e Chávez assinaram dez memorandos de parceria. Os acordos envolvem uma carta-compromisso para o fornecimento de nafta e derivados, cooperação nas áreas de normalização e regulação técnica, e parceria para instalação de um centro de diagnósticos para a produção de sementes na Venezuela.

Os dois presidentes também definiram parcerias para sustentabilidade socioambientais nas áreas de Sucre e Orinoco, na Venezuela, além de acordo de extensão temporária de trabalho, assessoramento para o desenvolvimento de cadeias produtivas e termos de cooperação científica na área de biotecnologia.

Nos encontros de hoje, Chávez e Dilma firmaram ainda acordos para a integração produtiva de máquinas e equipamentos, monitoramento do comércio e parceria para erradicar a febre aftosa.

Apenas em 2010, o comércio entre Brasil e Venezuela movimentou US$ 4,6 bilhões, um crescimento de 11,8% em relação a 2009. As exportações brasileiras alcançaram US$ 3,8 bilhões. Os venezuelanos compram do Brasil diversos produtos, em especial frango desossado e carne bovina, enquanto os venezuelanos vendem para os brasileiros, principalmente, petróleo e derivados.

*Colaborou Yara Aquino

Edição: Vinicius Doria